5ª SESSÃO ORDINÁRIA da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura


Impressão PDF
Identificação Básica
Tipo de Sessão: SESSÃO ORDINÁRIA Abertura: 07/04/2025 - 19:00 Encerramento: 07/04/2025 - 21:00
Correspondências
Expedientes
ABERTURA DA SESSÃO:

Abertos os trabalhos, o Presidente comunicou aos presentes que a sessão será gravada e transmitida por intermédio das redes sociais oficiais da Câmara Municipal. Em seguida, determinou ao Senhor Secretário a realização das leituras regimentais obrigatórias.

LEITURA DA ATA DA SESSÃO ANTERIOR:

Conforme deliberação do plenário, ficou definido pela dispensa da leitura da ata da reunião anterior, 4ª Sessão Legislativa Ordinária de 2025, sendo, no entanto, colocada em discussão e na sequência, por delibração do plenário, a Ata foi aprovada por unanimidade.

LEITURA REQUERIMENTOS:

REQUERIMENTO Nº 14/2025 - Os vereadores NILSON MARTINS DA SILVA, GABRIELA ANANDA NEVES BORGES e WILLIAN DIAS CUNHA DA FONSECA, nos termos regimentais e depois de ouvido o soberano plenário, REQUER ao Prefeito Municipal que encaminhe a esta Casa de Leis, cópia das declarações de acúmulo de cargos de todos os servidores municipais que encontram-se acumulando cargos neste ano.

REQUERIMENTO Nº 15/2025

Os vereadores NILSON MARTINS DA SILVA , WILLIAN DIAS CUNHA DA FONSECA, GABRIELA ANANDA NEVES BORGES, SEBASTIÃO DA SILVA CINTRA e HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO, nos termos regimentais e depois de ouvido o soberano plenário, REQUER ao Prefeito Municipal que seja encaminhado a esta Casa de Leis, cópia de toda a documentação referente ao processo de aquisição pela Prefeitura Municipal do prédio localizado na Rua Joaquim Plácido Cintra, nº 171, onde atualmente está localizado o ESF Nilton Soares Maia, bem como cópia da matrícula atualizada do referido imóvel.

REQUERIMENTO Nº 16/2025

O vereador WILLIAN DIAS CUNHA DA FONSECA, nos termos regimentais e depois de ouvido o soberano plenário, REQUER ao Prefeito Municipal que seja encaminhado a esta Casa de Leis, cópia da Lei de criação do cargo de Chefe do Departamento de Acompanhamento Social, bem como seja informado a relação de todos os funcionários lotados no CRAS bem como as atividades desempenhadas por cada um.

REQUERIMENTO Nº 17/2025

Os vereadores NILSON MARTINS DA SILVA e WILLIAN DIAS CUNHA DA FONSECA, nos termos regimentais e depois de ouvido o soberano plenário, REQUER ao Prefeito Municipal informações sobre o motivo pelo qual não estão sendo fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde os medicamentos e itens necessários para paciente estomizada Claudemira Artemis Santana.

LEITURA PARECERES:

Conforme deliberação do plenário, foi definido pela dispensa de leitura dos pareceres.

LEITURA DE PROJETOS:

O Projeto de Lei nº 013/2025, pautado para a presente Sessão, já teve a sua devida leitura em plenário realizada na última Sessão.

LEITURA DAS INDICAÇÕES:

INDICAÇÃO Nº 015/2025 - Exmo. Sr. Presidente e Nobres Vereadores: GABRIELA ANANDA NEVES BORGES, vereadora, no uso de suas legais e regimentais atribuições, venho apresentar a presente INDICAÇÃO, com o objetivo de sugerir ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal que seja feita a limpeza dos terrenos de todos os condominios do municipio, bem como demais terrenos particulares que estejam causando transtornos aos moradores.

INDICAÇÃO Nº 016/2025 - Exmo. Sr. Presidente e Nobres Vereadores: GABRIELA ANANDA NEVES BORGES, vereador(a), no uso de suas legais e
regimentais atribuições, vem apresentar a presente INDICAÇÃO, com o objetivo de sugerir ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal implantação de academia municipal.

INDICAÇÃO Nº 017/2025 - Exmo. Sr. Presidente e Nobres Vereadores: GABRIELA ANANDA NEVES BORGES, vereadora, no uso de suas legais e regimentais atribuições, vem apresentar a presente INDICAÇÃO, com o objetivo de sugerir ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal que o ônibus que leva os estudantes para a faculdade seja substituido por um mais confortável.

TRIBUNA LIVRE:

Com a palavra a Sra. Adriana Aparecida Cintra, professora da rede pública, explanou a sua gratidão a atenção que a Câmara tem com os sevidores públicos do municipio, em especial aos professores da rede pública municipal.

ABERTURA DA PALAVRA AOS VEREADORES:

Pelo Senhor Presidente, foi comunicada a abertura do projeto social denominado “Câmara Mais Próxima da População”. Em seguida, fez uso da palavra o Vereador Carlos Cesar Cintra, que destacou o empenho da Câmara Municipal em atender às demandas da população, informando que tem apresentado diversos requerimentos junto à Prefeitura, especialmente quanto à necessidade de limpeza urbana. Ao final, agradeceu a presença de todos os munícipes. Na sequência, o Vereador Carlos Pires de Lima ressaltou a importância da segurança dos produtores rurais, manifestando-se favorável ao reforço no patrulhamento da Polícia Militar nas vias rurais. O Vereador Honoroalde Carrijo Silvério também se posicionou em apoio à proposta de intensificação do patrulhamento rural, esclarecendo que a segurança das zonas rurais é uma responsabilidade compartilhada entre os municípios de Claraval e Ibiraci. Informou, ainda, que o Município será contemplado com recursos destinados à instalação de academias ao ar livre, e, ao final, enfatizou a necessidade de manutenção das vias urbanas. O Vereador Luis Cristino Borges apresentou sugestões com vistas a aprimorar a eficiência do sistema de atendimento e patrulhamento nas áreas rurais. Por sua vez, a Vereadora Roberta Freitas manifestou-se de forma favorável ao reforço do patrulhamento nas zonas rurais. O Vereador Sebastião da Silva Cintra registrou sua satisfação com a participação popular na sessão e destacou os efeitos positivos decorrentes da implantação das faltas abonadas em benefício dos servidores públicos. Em seguida, solicitou informações quanto à inauguração do portal de entrada da cidade. O Vereador Willian Dias Cunha da Fonseca teceu críticas à gestão da saúde no Município e, na sequência, foi aprovada a convocação da Secretária Municipal de Saúde para prestar esclarecimentos em Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Retomando a palavra, o Senhor Presidente enfatizou a precariedade do sistema de saúde em Claraval, destacando o atendimento insatisfatório à população, bem como a falta de ética profissional no trato com os pacientes.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - PARECER - CCJR nº 7 de 2025
Processo: -
Autor: CCJR - Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Turno:
A Comissão de CONSTITUIÇÃO , JUSTIÇA E REDAÇÃO, reunida e em conferencia os seus membros para examinarem o Veto ao projeto de nº006/2025 que “ AUTORIZA O PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL A CONCEDER ATE 06 (SEIS) FALTAS ABONADAS ANUAIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E EFETIVOS E CELETISTAS SENDO 03 (TRÊS) NO PRIMEIRO SEMESTRE E 03 (TRÊS) NO SEGUNDO SEMESTRE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” entendem que o mesmo examinado satisfaz as condições legais para ser apreciado em plenário. Sala das Sessões, 07 de Abril de 2025. GABRIELA ANANDA NEVES BORGES Presidente HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Vice-Presidente ROBERTA MOREIRA DE FREITAS CINTRA Secretária
Não informada
2 - PARECER - COFC nº 7 de 2025
Processo: -
Autor: COFC - Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade
Turno:
A Comissão de ORÇAMENTO , FINANÇAS E CONTABILIDADE, reunida e em conferencia os seus membros para examinarem Veto ao projeto de Lei nº006/2025 que “ AUTORIZA O PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL A CONCEDER ATE 06 (SEIS) FALTAS ABONADAS ANUAIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E EFETIVOS E CELETISTAS SENDO 03 (TRÊS) NO PRIMEIRO SEMESTRE E 03 (TRÊS) NO SEGUNDO SEMESTRE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” entendem que o mesmo examinado satisfaz as condições legais para ser apreciado em plenário. Sala das Sessões, 07 de Abril de 2025. HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Presidente WILIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vice-Presidente SEBASTIÃO DA SILVA CINTRA Secretário.
Não informada
3 - PARECER - CCJR nº 8 de 2025
Processo: -
Autor: CCJR - Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Turno:
A Comissão de CONSTITUIÇÃO , JUSTIÇA E REDAÇÃO, reunida e em conferencia os seus membros para examinarem o projeto de Lei Nº 0013/2025 sobre “ AUTORIZA O PODER EXECUTIVO ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA LEI nº 1546/2024 – QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE CLARAVAL-MG PRA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” entendem que o mesmo examinado satisfaz as condições legais para ser apreciado em plenário. Sala das Sessões, 07 de Abril de 2025. HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Presidente WILIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vice-Presidente SEBASTIÃO DA SILVA CINTRA Secretário.
Não informada
4 - PARECER - COFC nº 8 de 2025
Processo: -
Autor: COFC - Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade
Turno:
A Comissão de ORÇAMENTO , FINANÇAS E CONTABILIDADE, reunida e em conferencia os seus membros para examinarem o Projeto de de Lei nº0013/2025 que “ AUTORIZA O PODER EXECUTIVO ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA LEI nº 1546/2024 – QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE CLARAVAL-MG PRA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” ” entendem que o mesmo examinado satisfaz as condições legais para ser apreciado em plenário. HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Presidente WILIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vice-Presidente SEBASTIÃO DA SILVA CINTRA Secretário.
Não informada
5 - REQUERIMENTO nº 14 de 2025
Processo: -
Autores:
Turno:
REQUERIMENTO Nº 14/2025 Os vereadores abaixo assinados, nos termos regimentais e depois de ouvido o soberano plenário, REQUER ao Prefeito Municipal que encaminhe a esta Casa de Leis, cópia das declarações de acúmulo de cargos de todos os servidores municipais que encontram-se acumulando cargos neste ano. Sala das Sessões, Claraval-MG, 01 de abril de 2025.  NILSON MARTINS DA SILVA Presidente da Câmara GABRIELA ANANDA NEVES BORGES Vereadora WILLIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vereador
Não informada
6 - REQUERIMENTO nº 15 de 2025
Processo: -
Autores:
Turno:
REQUERIMENTO Nº 15/2025 Os vereadores abaixo assinados, nos termos regimentais e depois de ouvido o soberano plenário, REQUER ao Prefeito Municipal que seja encaminhado a esta Casa de Leis, cópia de toda a documentação referente ao processo de aquisição pela Prefeitura Municipal do prédio localizado na Rua Joaquim Plácido Cintra, nº 171, onde atualmente está localizado o ESF Nilton Soares Maia, bem como cópia da matrícula atualizada do referido imóvel. Sala das Sessões, Claraval-MG, 01 de abril de 2025. NILSON MARTINS DA SILVA Presidente da Câmara WILLIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vereador GABRIELA ANANDA NEVES BORGES Vereadora SEBASTIÃO DA SILVA CINTRA Vereador HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Vereador
Não informada
7 - REQUERIMENTO nº 16 de 2025
Processo: -
Autor: Willian Dias
Turno:
REQUERIMENTO Nº 16/2025 O vereador abaixo assinado, nos termos regimentais e depois de ouvido o soberano plenário, REQUER ao Prefeito Municipal que seja encaminhado a esta Casa de Leis, cópia da Lei de criação do cargo de Chefe do Departamento de Acompanhamento Social, bem como seja informado a relação de todos os funcionários lotados no CRAS bem como as atividades desempenhadas por cada um. Sala das Sessões, Claraval-MG, 01 de abril de 2025. WILLIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vereador
Não informada
8 - REQUERIMENTO nº 17 de 2025
Processo: -
Autores:
Turno:
REQUERIMENTO Nº 17/2025 Os vereadores abaixo assinados, nos termos regimentais e depois de ouvido o soberano plenário, REQUER ao Prefeito Municipal informações sobre o motivo pelo qual não estão sendo fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde os medicamentos e itens necessários para paciente estomizada Claudemira Artemis Santana Sala das Sessões, Claraval-MG, 01 de abril de 2025. NILSON MARTINS DA SILVA Presidente da Câmara WILLIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vereador
Não informada
9 - INDICACÃO nº 15 de 2025
Processo: -
Autor: Gabriela Ananda
Turno:
GABRIELA ANANDA NEVES BORGES, vereadora, no uso de suas legais e regimentais atribuições, venho apresentar a presente INDICAÇÃO, com o objetivo de sugerir ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal que seja feita a limpeza dos terrenos de todos os condomínios do município, bem como demais terrenos particulares que estejam causando transtornos aos moradores.
Não informada
10 - INDICACÃO nº 16 de 2025
Processo: -
Autor: Gabriela Ananda
Turno:
GABRIELA ANANDA NEVES BORGES, vereador(a), no uso de suas legais e regimentais atribuições, vem apresentar a presente INDICAÇÃO, com o objetivo de sugerir ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal implantação de academia municipal.
Não informada
11 - INDICACÃO nº 17 de 2025
Processo: -
Autor: Gabriela Ananda
Turno:
GABRIELA ANANDA NEVES BORGES, vereadora, no uso de suas legais e regimentais atribuições, vem apresentar a presente INDICAÇÃO, com o objetivo de sugerir ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal que o ônibus que leva os estudantes para a faculdade seja substituído por um mais confortável.
Não informada
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - PARECER - CCJR nº 7 de 2025
Processo: -
Autor: CCJR - Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Turno:
A Comissão de CONSTITUIÇÃO , JUSTIÇA E REDAÇÃO, reunida e em conferencia os seus membros para examinarem o Veto ao projeto de nº006/2025 que “ AUTORIZA O PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL A CONCEDER ATE 06 (SEIS) FALTAS ABONADAS ANUAIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E EFETIVOS E CELETISTAS SENDO 03 (TRÊS) NO PRIMEIRO SEMESTRE E 03 (TRÊS) NO SEGUNDO SEMESTRE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” entendem que o mesmo examinado satisfaz as condições legais para ser apreciado em plenário. Sala das Sessões, 07 de Abril de 2025. GABRIELA ANANDA NEVES BORGES Presidente HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Vice-Presidente ROBERTA MOREIRA DE FREITAS CINTRA Secretária
Não informada
2 - PARECER - CCJR nº 8 de 2025
Processo: -
Autor: CCJR - Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Turno:
A Comissão de CONSTITUIÇÃO , JUSTIÇA E REDAÇÃO, reunida e em conferencia os seus membros para examinarem o projeto de Lei Nº 0013/2025 sobre “ AUTORIZA O PODER EXECUTIVO ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA LEI nº 1546/2024 – QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE CLARAVAL-MG PRA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” entendem que o mesmo examinado satisfaz as condições legais para ser apreciado em plenário. Sala das Sessões, 07 de Abril de 2025. HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Presidente WILIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vice-Presidente SEBASTIÃO DA SILVA CINTRA Secretário.
Não informada
3 - PARECER - COFC nº 7 de 2025
Processo: -
Autor: COFC - Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade
Turno:
A Comissão de ORÇAMENTO , FINANÇAS E CONTABILIDADE, reunida e em conferencia os seus membros para examinarem Veto ao projeto de Lei nº006/2025 que “ AUTORIZA O PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO MUNICIPAL A CONCEDER ATE 06 (SEIS) FALTAS ABONADAS ANUAIS AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS E EFETIVOS E CELETISTAS SENDO 03 (TRÊS) NO PRIMEIRO SEMESTRE E 03 (TRÊS) NO SEGUNDO SEMESTRE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” entendem que o mesmo examinado satisfaz as condições legais para ser apreciado em plenário. Sala das Sessões, 07 de Abril de 2025. HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Presidente WILIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vice-Presidente SEBASTIÃO DA SILVA CINTRA Secretário.
Não informada
4 - PARECER - COFC nº 8 de 2025
Processo: -
Autor: COFC - Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade
Turno:
A Comissão de ORÇAMENTO , FINANÇAS E CONTABILIDADE, reunida e em conferencia os seus membros para examinarem o Projeto de de Lei nº0013/2025 que “ AUTORIZA O PODER EXECUTIVO ABRIR CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA LEI nº 1546/2024 – QUE ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE CLARAVAL-MG PRA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2025 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” ” entendem que o mesmo examinado satisfaz as condições legais para ser apreciado em plenário. HONOROALDE CARRIJO SILVÉRIO Presidente WILIAN DIAS CUNHA DA FONSECA Vice-Presidente SEBASTIÃO DA SILVA CINTRA Secretário.
Não informada
5 - PROJETO DE LEI ORDINÁRIA nº 13 de 2025
Processo: -
Autor: PREFEITO MUNICIPAL
Turno:
ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL NA LEI Nº 1546/2024.
Não informada
6 - VETO AO PROJETO nº 3 de 2025
Processo: -
Autor: PREFEITO MUNICIPAL
Turno:
Veto total, ao Projeto de Lei n.o 06 de 28de janeiro de 2025, concessão de até 06 (seis) faltas abonadas anuais aos servidores públicos municipais efetivos e celetistas, sendo 03 (três) no primeiro semestre e 03 (três) no segundo semestre.
Não informada